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Viaturas > Peças de Reposição > Válvula de Alívio para Caminhões de Bombeiros VAP-1000 Mitren

 

O sistema de válvula de alívio de descarga é um dos recursos de segurança mais importantes da sua bomba de incêndio. A válvula de alívio é projetada para evitar que picos de pressão causem danos aos bombeiros quando operando nas linhas de mangueira.

O sistema consiste em dois componentes: a válvula piloto, que é montada no painel da bomba, e a válvula de alívio, que é montada entre as conexões de entrada e descarga da bomba.

A válvula-piloto gerencia o sistema detectando a pressão de descarga e controla a abertura e o fechamento da válvula de alívio. A válvula de alívio direciona a água da descarga da bomba de volta para a entrada da bomba quando ocorrem picos de pressão.

Podem ser facilmente ajustáveis para as condições de operação desejáveis pelo operador.

A Válvula de Alívio Pilotada (VAP) é utilizada para limitar a pressão máxima de operação na linha de expedição da bomba a um valor ajustado pelo operador.

Quando uma ou mais válvulas de expedição são fechadas com a bomba em operação, a pressão aumenta nas demais linhas em uso. A função da VAP é evitar este aumento e manter a pressão no valor ajustado, protegendo o motor de acionamento, a bomba, as linhas de mangueiras e principalmente os operadores contra aumentos inesperados de pressão. Atende aos requisitos da NBR 14096 e da NFPA 1901 como dispositivo de controle de pressão.

DADOS TÉCNICOS

Capacidade de alívio de vazão: até 1000 gpm (3800 lpm)
Faixa de controle de pressão: 75 a 300 PSI
Flange de entrada e de saída: 3"

CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS

A válvula é composta por dois componentes: a válvula piloto e a válvula de alívio.

Válvula piloto: é instalada no painel de comando e tem a função de fazer o ajuste da pressão desejada. Também é ela que ativa ou desativa o funcionamento da válvula de alívio, mantendo o set point pré-ajustado.
Válvula de alívio: é instalada entre os lados de pressão e de sucção da bomba ou com alívio para a atmosfera. A sua pressão de abertura é comandada pela válvula piloto. Pressões maiores do que a pressão ajustada pela válvula piloto fazem com que a válvula de alívio abra, dando passagem para a linha de descarga.

CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS

Corpo da válvula de alivio e da válvula piloto: fabricados em liga de bronze fundido
Pistão da válvula: liga de bronze fundido
Dreno: válvula de 1/4" de latão
Pistão da válvula piloto: em aço inoxidável
Volante de ajuste: diâmetro de 2" injetado em baquelite

PAINEL DE CONTROLE DA VÁLVULA

Possui um volante ergonômico para ajustar a pressão de alivio e uma alavanca para ativar e desativar o funcionamento da válvula.

APLICAÇÃO

A válvula de alívio pilotada foi projetada para uso em sistemas hidráulicos de veículos de combate a incêndios.

 

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